quarta-feira, 28 de março de 2012

Trabalho 2.0

Nesta semana o Jornal da Globo está mostrando uma série de reportagens chamada Trabalho 2.0 que visa mostrar as mudanças que a tecnologia trouxe para o mercado de trabalho, como o acesso remoto ao ambiente de trabalho e as novas formas de interação profissional.

Um dos destaques da reportagem é o trabalho a distância ou a partir de casa (home office), que é facilitado pelo uso de tecnologias móveis como notebooks, tablets, smartphones e Internet sem fio (Wi-Fi e 3G).

A reportagem também mostra que não há um concenso sobre a adoção do home office, que certamente varia de acordo com o tipo de trabalho e a cultura da empresa. Algumas empresas consultadas disseram que o trabalho em casa traz como benefícios o fato do funcionário não perder tempo no trânsito, trabalhar mais tranquilo e render mais. Por outro lado, a falta de convivência pode prejudicar o trabalho em equipe, segundo alqumas empresas consultadas pela reportagem.

A reportagem também destaca uma estatística de que dez milhões de pessoas trabalham à distância pelo menos uma vez por semana hoje em dia no Brasil (e 173 milhões de trabalhadores no mundo).

O coworking, ou trabalho compartilhado, é apresentado como uma alternativa ao home office, pois permite que funcionários remotos tenham um local de trabalho alternativo que facilite a interação entre os profissionais ou deles com outras empresas.

Veja os vídeos da série de reportagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário